Resumo do Livro " A Grande Ilusão". Norma Angell
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Teoria das Relações Internacionais
Goiânia,2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (PUC-GO)
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Disciplina: Teoria das Relações Internacionais.
Data: 08/04/2013
Professora: Danyelle Wood
Aluna : Alcileny Alves De Novais
Matrícula: 201220430001
Turma: A01
Análises do livro “ A Grande ilusão”, Norman Angell.
Capítulos I, III e V - Parte 1.
Neste capítulo, inicia-se a crítica as políticas do período, onde as ideias de nacionalismo-militarismo e o equilíbrio do sistema internacional através da corrida armamentista e o equilíbrio de poder eram predominantes.
Uma de suas ideias é mostrar que a guerra dá prejuízo , uma vez que se gasta muito com armamentos, navios, submarinos que nem sempre tem se o êxito esperado.
Dois argumentos são dados para uma possível solução da rivalidade armamentista:
A primeira consiste em resolver o desarmamento geral e a segunda em continuar na situação de rivalidade até que um grande conflito armado reduza um dos contendores á clara inferioridade, resolvendo assim o problema, pelo ao menos por um tempo.
Capítulos II e III – Parte 2.
Aqui, são bastante usadas figuras pacifistas do séc. XX, fundamentadas na “lei” considerada natural e indiscutível . Lei essa, o uso da guerra como defesa estatal, econômica e social.
A ideia principal de seu terceiro capítulo é baseada na critica ao
Segundo ele o comércio internacional seria afetado pela guerra entre os Estados do sistema internacional prejudicando todos os envolvidos, inclusive os “conquistadores”. Para ele a ideia de que a conquista territorial trará bem-estar, riqueza e prosperidade a nação conquistadora é uma falácia, uma ilusão de ótica e que tal pensamento é uma ameaça à