Teorias de relações internacionais
Resumo referente ao cap. 2 do livro Introdução às Relações Internacionais de Robert Jackson
Neste capítulo, Jackson fala sobre a evolução do pensamento sobre as relações internacionais a partir do momento que se tornaram uma disciplina acadêmica, no começo do século XX. Apesar da consciência de que o momento histórico vivido sempre influenciará determinada linha de pensamento, há algumas questões que são de relevância permanente. Há quatro tradições de pensamentos consagradas que lidam com estas questões referentes à paz, conflito, cooperação, riqueza, pobreza, desenvolvimento. Estas linhas de pensamento são o liberalismo, realismo, sociedade internacional e economia política internacional; além de algumas outras que irão se apresentar como alternativas.
Enquanto a linha tradicional das relações internacionais se preocupa predominantemente com questões sobre guerra e paz, as relações internacionais contemporâneas entendem que as relações internacionais vão além de relações meramente políticas e englobam questões como os direitos humanos, interdependência econômica, empresas transnacionais, organizações internacionais, meio ambiente.
Desde que as relações internacionais se tornaram uma disciplina acadêmica, quatro grandes debates aconteceram.
O primeiro foi entre o liberalismo utópico e o realismo; o segundo entre as abordagens tradicionais e o behaviorismo; o terceiro debate aconteceu entre o neorrealismo, neoliberalismo e neomarxismo; e finalmente, o quarto debate, o atual, envolve pensamentos tradicionais e consagrados e alternativas pós-positivistas, mas não será tratado neste resumo.
Vale comentar que o primeiro debate e o segundo debate não foram um debate propriamente dito, mas sim uma crítica metodológica. Não foi uma confrontação das duas teorias envolvidas. Aconteceu dentro da academia anglo-saxônica.
O Primeiro debate
- Onde aconteceu e quanto tempo durou:
Este debate acontece no início do século XX. A Primeira