Portf lio Sistemas Educacionais
ANA CLAUDIA PAVANITTO BRITO - RU: 1177485 – MATEMÁTICA
PORTFÓLIO
UTA – SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
FASE 1
TAUBATÉ
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ANA CLAUDIA PAVANITTO BRITO - RU: 1177485 – MATEMÁTICA
PORTFÓLIO
UTA – SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
FASE 1
Relatório de Portfólio da UTA – SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL – Fase 1 – apresentado ao Curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário UNINTER.
Tutor Local: Sonia
Centro Associado: Taubaté
TAUBATÉ
2015
CAPÍTULO 1 – Educação e capitalismo: políticas educacionais nos séculos XX e XXI.
As políticas públicas de educação não são determinadas apenas pelos órgãos de controle do Estado, ou seja, de exclusiva preparação e aprovação dos sistemas executivos, judiciários e parlamentares.
Para sua real elaboração e efetivação, se faz necessário a participação de todos os envolvidos no processo de educação de um país. O resultado final destas políticas públicas de educação se dá através da interação dos governantes e os chamados sujeitos da educação.
Tendo como principais envolvidos: - gestores dos poderes executivos federal, distrital, estaduais e municipais; - autoridades educacionais; - funcionários de órgãos públicos educacionais; - conselhos de educação; - parlamentares; - autoridades judiciárias; - professores e pedagogos; - funcionários de escolas; - mantenedores de instituições escolares privadas; - gestores escolares; - familiares dos estudantes; - estudantes; - comunidades do entorno das escolas; - egressos das escolas; - movimentos sindicais e sociais em defesa da educação; - conselhos tutelares e movimentos em defesa da infância, da adolescência e da juventude. Cada qual exercendo sua função de acordo com seu grau de responsabilidade e de importância neste processo.
Toda ação governamental sofre de alguma forma interferências de fatores