COPROCULTURA
O que é? Exame bacteriológico realizado nas fezes.
Para que serve? Serve pra verificar a presença ou não de sangue ou bactérias, a fim de permitir a cultura de micro-organismos e sua identificação.
Como faz?
A colheita das fezes é feita num recipiente próprio. São colhidas 3 dejecções seguidas e enviadas para o laboratório. No laboratório colocam uma amostra de cada recipiente num meio de cultura, para verificar se cresce algum microorganismo e identificá-lo. Também verificam qual ou quais os antibióticos específicos para o microorganismo que cresceu.
PREPARO DO PACIENTE: O material deve ser coletado, de preferência, antes do uso de antimicrobianos orais ou sistêmicos e quatro dias após o uso de contrastes radiológicos. Fezes colhidas nos primeiros dias de doença apresentam mais resultados positivos. A coleta de amostras múltiplas sucessivas aumenta a chance de isolamento do patógeno. Na pesquisa de portadores ou no controle de cura recomenda-se a coleta de três amostras.
EVACUAÇÃO ESPONTÂNEA
COLETA: Evacuar em recipiente bem limpo e seco. É absolutamente contra-indicada a coleta de material na água do vaso sanitário, mas admite-se recolher as fezes sobre fralda descartável nova. A coleta pode ser feita em qualquer evacuação do dia, procurando-se porções que contenham muco, pus ou sangue. Transferir algumas colheres do material para o frasco fornecido pelo laboratório, com líquido de conservação (salina glicerinada tamponada ou meio de Cary-Blair). As fezes deverão ficar sempre imersas no líquido.
Para a pesquisa de Vibrio cholerae e Campylobacter spp., passar o swab nas fezes e introduzi-lo até o fundo do tubo com geléia (meio de transporte de Cary-Blair). Para a pesquisa de rotavírus, leucócitos, hemácias e muco, as fezes não devem ser colocadas em qualquer líquido de conservação, mas apenas em frasco estéril.
CONSERVAÇÃO E TRANSPORTE: O material sem solução de conservação deve ser processado num período não superior a uma hora. Material em