urocultura e coprocultura
UROCULTURA E COPROCULTURA
1- Qual o objetivo da realização da urocultura?
Tem a finalidade em diagnosticar infecções do trato urinário.
2- Quais as principais formas de coletas de urina para urocultura? Descreva-as e comente sobre suas principais vantagens e desvantagens.
As formas que podem ser utilizadas para a cultura de urina são:
Coletas de urina do jato médio: O paciente faz a higiene da região genital e coleta cerca de 20 ml da urina (de preferência a primeira da manhã) num frasco coletor estéril. Método simples e econômico. Se a coleta da amostra não for realizada da forma indicada, pode haver risco de contaminação e essa seria uma das desvantagens do método.
Saco coletor: Faz-se higienização da região genital, aplica-se o saco coletor estéril e é indicado que a cada 60min seja trocado este coletor.
A vantagem é que pode ser urina de qualquer jato, entretanto tem alto risco de contaminação.
Cateterismo vesical: Anti-sepsia da região genital, colocação de um campo estéril em torno da mesma, implanta o cateter vesical e aspira a urina com seringa. É um procedimento invasivo e tem menor possibilidade de contaminação.
Sonda vesical: Pinçar a cânula do coletor, aguardar duas horas, realizar desinfecção da cânula com álcool a 70%, retirar cm seringa 10 ml de urina e colocar amostra em frasco coletor estéril. Tem possibilidade de contaminação.
Punção suprapúbica: Antissepsia, colocação de campo estéril e é feita pelo profissional habilitado a punção vesical com seringa e agulha. Método invasivo e de baixíssimo risco de contaminação.
3- Quais os cuidados que devem ser tomados durante o transporte da amostra de urina para urocultura? Amostras em temperatura ambiente devem ser processadas em até duas horas, e amostras refrigeradas em 2 a 8°C devem ser processadas em até 24 horas.
Não receber amostras contaminadas com fezes, sedimento urinário e urinas que estejam em temperatura ambiente por mais de duas horas.
4- Quais as