febre tifoide
O grupo de salmonelas sobrevive em matéria orgânica fora do organismo humano, e pode resistir e se multiplicar em lugares adequados por muito tempo. A contaminação ocorre através da ingestão de alimentos contaminados que não foram higienizados de forma correta, ou mal cozidos, como verduras, frutas, legumes, ovos e carnes, ao beber água contaminada, também podemos adquirir a bactéria. Um individuo que já esteja contaminado elimina bacilos durante toda evolução da doença, em fezes, urinas e vômitos os quais podem transmitir a doença.
As mais graves complicações que podem ocorrer é a hemorragia e a perfuração intestinal. A hemorragia intestinal ocorre em cerca de 5 a 10% dos casos, varia o volume de sangue, sendo geralmente vermelho vivo e coagulado, e quando ocorre a pessoa pode ter queda de temperatura, palidez, colapso, desaparecimento dos batimentos do pulso, irritabilidade, dificuldades de respiração e sede. A repetição das hemorragias cauda a perfuração intestinal.
A perfuração intestinal é a mais temível preocupação em decorrência da dificuldade do diagnostico, e ocorre em cerca de 2 a 4 % dos casos surgindo geralmente no vigésimo dia de infecção. Quando ocorre o paciente sente dor na fossa ilirica a direita, as vezes na região periumbilical, acompanhada de imobilidade e rigidez na parede abdominal, a temperatura aumenta rapidamente, o pulso acelera podendo surgir vômitos e diarreia. O diagnostico da perfuração é difícil e pode passar despercebido, nos casos não diagnosticados o paciente pode ter óbito dentro de ate 48 horas. Sendo assim é recomendado que se faça exames no paciente diariamente, verificando o abdômen e as variações de temperaturas do corpo.
2 EXAMES E DIAGNÓSTICO
A única forma de comprovar de que se trata de frebre tifoide ou paratifóide é através de exames laboratoriais que podem identificar se há a presença de salmonela typhi ou de salmonela paratyphi A, B ou C.
A Hemocultura é o exame mais