DIREITO
Os sintomas predominantes foram diarréia, dores abdominais, vômito e febre (38oC em média). O período da doença foi, em média, 3 dias, quando ocorreu na cidiade de Araraquara em 1983. A partir da madrugada do dia 7 de abril até o final da tarde desse mesmo dia, 561 operários de uma indústria apresentaram problemas gastrintestinais. A refeição suspeita de ser a causadora do surto foi servida para 922 pessoas, no refeitório da indústria, durante o almoço do dia anterior. Tal refeição constava de carne assada com molho, linguiças assada, salada, arroz, feijão, pão, abacaxi, bem como água e leite. A sintomatologia clínica e a ocorrência de febre sugeriram um quadro de gastrenterite por Salmonella.
Os sintomas predominantes foram diarréia, dores abdominais, vômito e febre (38oC em média). O período da doença foi, em média, 3 dias, quando a maioria dos Realizaram-se 17 coproculturas e análise de porções de alguns alimentos servidos na refeição suspeita: carne assada com molho, maionese, bacon (que havia sido cozido no feijão), leite, pimenta do reino, lingüiça crua pois a assada havia sido toda consumida), e de água potável e água do banho-maria utilizado no aquecimento dos alimentos. Porções dos demais alimentos não se encontravam disponíveis.
As coproculturas foram realizadas segundo as técnicas usuais1, empregando no enriquecimento os caldos de tetrationato de Kauffmann e selenito. As colônias suspeitas