Coprocultura
SUMÁRIO
1 Sinônimo
2 Objetivo
3 Campo de aplicação
4 Coleta
5 Definições
6 Siglas
7 Procedimentos
8 Biossegurança
9 Fuxograma do procedimento
10 Referências Bibliográficas
11 Anexos
1 – SINÔNIMO
Cultura de fezes; Coprocultura; Pesquisa de enteropatógenos nas fezes; Pesquisa de Salmonella sp., Shigella sp. e Escherichia coli enteropatogênica clássica (EPEC) e Escherichia coli enteroinvasora (EIEC)
2 – OBJETIVO
Este POP estabelece critérios e procedimentos cujo objetivo seja isolar e identificar Salmonella sp., Shigella sp. e Escherichia coli enteropatogênica clássica (EPEC) e Escherichia coli enteroinvasora (EIEC) das amostras fecais ou swabs retais ou swab fecais de pacientes com diarréia ou portadores assintomáticos.
3 – CAMPO DE APLICAÇÃO
Este POP se aplica ao isolamento e identificação do patógeno causador da diarréia.
4 – COLETA
4.1 – Fezes Orientar ao paciente para coletar as fezes, sem urina, em frasco limpo e seco de boca larga. Transportar ao laboratório no prazo de 60 minutos em temperatura ambiente. Amostras de recém-natos e crianças pequenas com uso de fraldas: assim que a criança evacuar, transferir imediatamente para o frasco coletor. A amostra não pode estar contaminada com urina pois pode prejudicar a análise.
4.2 – Swab Retal Swab introduzido além do esfíncter anal, realizar movimentos rotatórios suaves por alguns segundos. Procedimento realizado, normalmente, por equipe médica ou de vigilância sanitária. Retirar o swab e introduzir imediatamente no meio de transporte. Encaminhar ao laboratório sem refrigeração no prazo máximo de 72 horas.
4.3 – Swab Fecal Para os casos de ter feito a coleta de fezes e não for possível encaminhar no mesmo dia para o laboratório, passar o swab nas fezes – procurar partes com muco e/ou sanguinolentas – com movimentos rotatórios por alguns segundos.