coprocultura
As doenças diarreicas continuam sendo uma frequente causa de morte nos dias actuais, especialmente em países em desenvolvimento. Nos países industrializados, a frequência de casos de diarreia por criança é 0,5 a 2 episódios/criança/ano, enquanto que em países em desenvolvimento este número pode alcançar facilmente os 10 episódios/ criança/ano. Nos países desenvolvidos as diarreias provocadas por rotavírus são predominantes, e nos países em desenvolvimento predomina as provocadas por bactérias.
O agar Entérico de Hektoen (HEA) foi desenvolvido em 1967 por
King e Metzger do Instituto Hektoen com o objectivo de melhorar o isolamento de Shigella e Salmonella em relação a outros meios frequentemente utilizados nessa altura. Os sais biliares tornam esse meio seletivo, inibindo os organismos gram-positivos e reduzindo o crescimento de alguns organismos gram-negativos além das espécies de Salmonella e
Shigella. A lactose, sacarose e salicina foram incluídas para obter uma diferenciação óptima entre a cor das colónias e a do meio adjacente às colónias. As espécies de Salmonella e Shigella não fermentam estes compostos de carbono e, por conseguinte, não provocam uma alteração da cor do sistema de indicação do pH. Por outro lado, os organismos que fermentam um ou vários compostos deste tipo em ácidos, por exemplo a E. coli, fazem com que a cor mude de amarelo para cor-de-laranja.
1
Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Bacteriologia Clínica -----------------------------------------------------------------ACS 3º ano e CFA 3º ano
Procedimentos
Amostragens:
Este meio HEA é utilizado para amostras de fezes de doentes com suspeita de infecção entérica bacteriana, para materiais semelhantes (por exemplo, zaragatoas rectais) e para amostras alimentares.
Procedimentos técnicos
1. Espalhar a amostra para cultura imediatamente após esta ser recebida no laboratório;
2. Se o material estiver a ser cultivado