Coordenação pedagógica
Sabemos que as políticas educacionais de qualquer tempo são marcadas pela visão de mundo e pelo lugar social de quem as formulam sofrendo influencias do momento histórico, as mudanças influenciam na escola mostrando a necessidade de construir uma pedagogia critica tento como foco a a solidariedade, participação, respeito, justiça, igualdade, democracia e direitos humanos. Desta forma para ter uma escola que assuma o compromisso com a formação ampla do aluno requer uma organização de gestão e transformação na prática pedagógica. Devemos primeiramente pensar em GESTÃO EDUCACIONAL. Os significado livre de gestão quer dizer trazer em si, então gestão e administrar um bem não só de fora de si, mais algo se traz em si. É o reconhecimento da importância da participação consciente das pessoas nas decisões sobre a orientação e planejamento de seu trabalho. Deveria assim esta relacionada ao crescimento do processo pedagógico e a efetiva participação dos membros da escola.. Em termos abrangentes podemos dizer que temos duas perspectivas de gestão: a autoritária e a democrática.
A gestão autoritária se baseia na centralização das tomadas de decisões seja na figura do diretor, supervisor, secretario ou ainda em determinados grupos dentro da escola onde se tema a idéia de que somente alguns precisam ter o domínio de conhecimentos técnicos de gestão e que assim possam gerir a instituição.
Já a gestão democrática sugere que todos na escola precisam conhecer e interferir no processo de decisões na escola. Com participação coletiva objetivando assim a garantia das metas definidas para a escola.
Farei um paralelo de algumas características que vejo como importantes para que uma escola seja democrática com a escola que estou: Garantir o acesso de todos na escola sem fazer qualquer tipo de preconceito. Neste sentido fico até com vergonha de falar, nossa escola como todas do DF tem a inclusão que já é lei, mais infelizmente temos um preconceito por parte dos