Generos textuais
Gêneros textuais são tipos específicos de texto de qualquer natureza, literários ou não. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, dissertativas e argumentativas), utilizadas como forma de organizar a linguagem.
Dessa forma, podem ser considerados gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, bulas, cartas, crônicas, editoriais, mensagens, notícias, etc.
Percebemos a importância e a carga que o gênero textual possui em nossa atualidade, uma vez que se trata de um fenômeno cultural, histórico, dialógico e, portanto, sócio-comunicativo. Trata-se de um atributo que é utilizado em determinada situação de comunicação. A escolha é feita de acordo com diferentes elementos que participam de um contexto, como quem esta produzindo, para quem, com que finalidade, em quê momento histórico e quais os efeitos.
2 ESTRUTURA
O gênero textual escolhido pelo grupo foi à seguinte Ordem de Serviço:
2.1 ESTRUTURAS DA ORDEM DE SERVIÇO
Trata-se de um texto dissertativo.
A introdução é apresentada por uma Lei, o desenvolvimento apresenta duas considerações e a conclusão determina duas ações.
É de caráter informativo com escrita formal.
A Ordem de Serviço contém operações que descrevem a etapa de um trabalho.
3 CONTEÚDO
A Ordem de Serviço trata de assuntos internos da empresa, o objetivo é manter uma comunicação imediata sobre uma nova regra, a ser seguida.
Destinada a todos os órgãos da Secretária de Educação e Cultura, fundamentando-se em uma lei, o supervisor administrativo determina que todos os requerimentos e petições estejam acompanhados de endereço do peticionário.
Uma ordem de serviço deve conter: número e data, que são colocadas antes do nome de quem assina, com indicação do cargo.
4 GRAMÁTICA
O gênero textual é escrito na 3º pessoa do plural e tem como tempo verbal predominante o futuro. Possui mais substantivos concretos do que abstratos.
É um texto com parágrafos curtos em que