Controle
Recompilado em 2000 por Eng° Luiz Antonio Vargas Pinto a partir de originais publicados pela Revista Nova Eletrônica da Editora Editele
N
os tempos atuais, percebemos a crescente presença de sistemas automáticos a nossa volta. Máquinas ocupam cada vez mais espaço dentro das residências e indústrias, e os termos cibernética, robô e informática não são mais somente da ficção científica. Na verdade, toda essa revolução que vem acontecendo na sociedade contemporânea não passa do desabrochar de uma tecnologia que já é estudada há meio século e continua sendo muito importante:o controle de sistema.
O primeiro trabalho significativo no controle de sistemas foi o de James Watt, no comando da velocidade de uma máquina a vapor, no século XVIII. Com o avanço dessa tecnologia foi possível a confecção de navios e aviões que de outra forma não estariam no estágio atual. Em 1922, Minorsky trabalhou com controle para pilotagem de navios e, em 1932 Nyquist desenvolveu um processo bastante simples para verificar a estabilidade de sistemas. Os servomecanismos apareceram em Hazen, em 1934 utilizados em controle de posição. Nas décadas seguintes, com o avanço da aviação, e a necessidade de sistemas mais eficientes, provocada pela segunda grande guerra a teoria teve um enorme desenvolvimento, alcançando coeficientes de qualidade muito altas para as máquinas que utilizam este método.
Conquista recente é o uso da teoria de sistemas para estudos em outras áreas além da engenharia, tais como biologia, economia, medicina e sociologia com resultados interessantes e significativos esperados para um futuro próximo.
Sistemas:
•
Sistemas são uma combinação de componentes que atuam em conjunto e realizam um certo objetivo. Esse conceito é ilimitado e pode ser aplicado a fenômenos abstratos, tais como sistemas econômicos e sociais.
Existem
quantidades enormes de sistemas a nossa volta, e todos atuam em conjunto, causando interferências de maior ou