Processo de Armazenagem
1. Como deve ser o processo de armazenagem no centro de distribuição da empresa do caso?
- Definir local: o local deve ser amplo para armazenagem das caixas de cigarros, em pallets e cremalheiras. Além disso deve ser um loca limpo e arejado, semi-fechado, livre de umidade. Nesse caso, como o produto possui validade, necessita ter uma política FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair), causando assim menor impacto no desperdício.
- Embalagens: os produtos devem ser armazenados em caixas com 50 pacotes de carteiras cada, totalizando um total de 500 unidades por caixa. Para evitar perdas e danos, o melhor a fazer é armazenar em cremalheiras, uma vez que evitam que as caixas sejam amassadas, e cada pallet com altura que não amassem as caixas. A locomoção das caixas deve ser feita por peleteiras e empilhadeiras.
- Unitização: os pacotes devem conter 10 carteiras de cigarro cada um e para armazenar e enviar aos centros de distribuição cada caixa deve conter 50 desses pacotes, totalizando 500 unidades em cada caixa.
- Conteinerização: colocar essas caixas unitizadas em paletes para poder armazenar dentro de um contêiner, em uma quantidade maior, protegendo as embalagens e os produtos de problemas meteorológicos, de transporte etc.
- Transportar: a movimentação deve ser feita através de equipamentos como empilhadeiras, paleteiras, esteiras de transporte etc.
- Acomodar: deixar cada palete em seu lugar pré-determinado. Os produtos tem seu endereçamento feito assim que são lançados em sistema e esse endereçamento deve ser respeitado para que os produtos sejam encontrados com facilidade.
- Controle de estoque: controle da entrada e saída dos materiais, utilizando as ferramentas disponíveis no sistema ou em controles paralelos, conforme definição do gestor da área. As entradas e saídas devem ser feitas com cuidado e total controle, para que não tenha problemas com falta de estoque na hora de entrega ao cliente, seja ele interno ou