Vidrarias
Vidrarias para medir volume
Nome: Maria Emanuela dos Santos Baroni
Número: 28
Série: 3º Turma: A
Professor: Carla Francez
Disciplina: Química
Cascavel, 2013
Tubo de ensaio
Tem o formato cilíndrico e são alongados. O seu diâmetro tem 1 e 2 cm com 5 e 20 cm de comprimento. Serve para testes de reação e em outros casos analises. Pode ser aquecido na chama do bico de Bunsen.
Béquer ou Becker
São utilizados para reações entre soluções, dissolver soluções sólidas, fazer reações de precipitação e soluções. O mais utilizado é o béquer de vidro, pois são mais resistentes, mas também há de plástico e metal. Podem ser classificados como Copo Griffin e Copo Berzelius, forma alta e forma baixa. Na lateral dele há marcações que auxiliam nas medições, mas elas não são precisas.
Erlenmeyer
Pode ser de vidro ou plástico. Sua utilização é muito grande, como por exemplo, para misturas e soluções, mas é mais comum é para titulações. Ele não mede com precisão, mas sim com medidas aproximadas. Pode ser utilizado também no bico de Bunsen, associado a outros materiais e na criação de bactérias. Leva o nome do químico alemão Emil Erlenmeyer.
Proveta
Tem o formato cilíndrico e serve principalmente para medir líquidos, deve ser utilizada para medidas de pouco rigor. Sua escala é de 5 a 2000 ml e para medir deve se olhar na altura no nível que se deseja. Ela pode ser de vidro ou plástico. Quando o liquido esta dentro do mesmo assume um formato curvo, chamado de menisco.
Bureta
Tem o formato cilíndrico, é de vidro ou polietileno. Em sua ponta exterior há uma torneira de precisão e é utilizada em titulações. Mede volumes variados e precisos de líquidos.
Pipetas
Existe a pipeta graduada, volumétrica, automática e também micropipetas. Sua função é transportar líquidos para outro recipiente.
Graduada: possibilita variada quantidade de liquido. Sua precisão não é exata.