O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLÍTICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA ÚNICO DE SAUDE - SUS
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho iremos refletir sobre o processo de envelhecimento, o seu significado e como pode ser entendido. E com enfoque principal na política de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS.
2 DESENVOLVIMENTO
A Wikipédia, a enciclopédia livre, resalta que;
“O envelhecimento do organismo como um todo está relacionado com o fato das células somáticas do corpo ir morrendo uma após outra e não serem substituídas por novas como tem acontecido na juventude”. O motivo é que para a substituição poder acontecer as células somáticas tem de se ir dividindo para criarem copias que vão ocupar o lugar deixado vago pelas que morrem. Em virtude das múltiplas divisões celulares que a célula individual resista ao longo do tempo, para esse efeito, o telómero (extensão de DNA que serve para a sua proteção) vai diminuindo até que chega a um limite crítico de comprimento, ponto em que a célula deixa de se poder dividir envelhece e morre com a consequente diminuição do número de células do organismo, das funções dos tecidos, órgãos, do próprio organismo e o aparecimento das chamadas doenças da velhice.
O processo de envelhecimento do ser humano acontece em uma velocidade diferente, e o que influencia nesse processo são vários fatores. Se formos analisar a vida de duas pessoas que nasceram no mesmo dia, ano, e mesmas condições de saúde, e dependendo de sua postura ao longo dos anos, e certo que viverão momentos distintos. Esse processo é natural, e ocorre ao longo de toda experiência de vida através de escolhas e circunstancias.
O envelhecimento populacional é um fenômeno que ocorre em escala global, com maior frequência nos países desenvolvidos. O que caracteriza esse processo é o constante aumento da expectativa de vida e a queda da