Boca
Fabiani Ortiz Portella
Neusa Kern Hickel
A Psicopedagogia é o campo que estuda a aprendizagem em suas diferentes relações e circunstancias, ocupa-se do processo de aprender e de suas vicissitudes, da construção de estratégias para o não-aprender e, tem como o objeto a autoria de pensamento. A atuação da Psicopedagogia ocorre predominantemente, entre as áreas de Educação e Saúde, suas ações são preventivas e ou curativas.
O profissional com formação em Psicopedagogia reúne conhecimentos de várias áreas, podendo transitar tanto entre os aspectos pedagógicos e psíquicos, como em processos de desenvolvimento e de aprendizagem de sujeitos. Sua intervenção possibilita que indivíduos, grupos e instituições desenvolvam seus processos de aprendizagem de forma saudável, que resgatem o prazer de aprender e descubram-se autores de seus próprios processos.
A instituição que congrega os psicopedagogos é a Associação Brasileira de Psicopedagogia que foi criada em 1980 e tem sua sede em São Paulo e é composta por Seções e Núcleos localizados na maioria dos estados brasileiros. Desde a sua fundação realiza eventos nacionais e internacionais, assim como edita trimestralmente, a revista Psicopedagogia.
A Seção Rio Grande do Sul foi criada em 1986, tem sua sede em Porto Alegre. Reúne os psicopedagogos do estado, oferecendo atividades científicas e culturais para associados, profissionais da educação e da saúde e interessados da comunidade em geral. Mantém parcerias com instituições – Universidades, Escolas, Centros de Estudos, Associações – e procura dialogar com todos os profissionais, cujas atividades fazem interseção com a Psicopedagogia. A partir deste semestre, com a realização do recadastramento oportuniza aos associados um número de registro aos psicopedagogos com carteira de identificação.
A ABPp-RS trabalha em prol da visibilidade da Psicopedagogia e da continua busca de articulações políticas necessárias para dar