boca
A boca faz parte do sistema digestivo como abertura anterior do tubo digestivo dos animais e onde inicia-se o processo da digestão no homem. Geralmente localiza-se na parte frontal da cabeça do animal. A boca é formada pelos dentes, língua, gengiva, palato – céu da boca –, bochecha e lábios. Esse grupo é responsável pelo início da digestão. Um adulto tem 32 dentes. A função dos quatro incisivos, que ficam na parte da frente da arcada, é cortar a comida.
Estruturação dinâmica
A cavidade oral está constituída por elementos funcionais extraordinariamente dinâmicos que lhe conferem a sua identidade fisiológica. Daí, torna-se indispensável entender bem quais são esses elementos constitutivos, como funcionam e, especialmente como eles se inter-relacionam com o intuito de estruturar uma entidade sui generis: a boca, propriamente dita. Dentro desses elementos estruturais, devem ser diferenciados dois grandes grupos:
Elementos ativos
Quando se especifica elementos da boca, se está referindo àqueles que, de algum modo na sua função, gastam energia: isto é, precisam formar ATP e logo, que será utilizada na efetuação de uma atividade específica da boca.
Os elementos orais de caráter ativo são:
-os nervos,
-os músculos esqueléticos da boca
-glândulas de secreção exócrina, fundamentalmente,
-e também, de acordo com achados mais recentes, de natura hormonal.
Deve-se destacar que os elementos ativos, em particular músculos e nervos, exibem a propriedades da excitabilidade, gerando potenciais de ação que podem ser propagados para outras estruturas.
Elementos passivos
Os elementos orais de caráter passivo, não requerem a liberação de energia para a realização imediata da sua função: contudo estas estruturas como qualquer orgânica, precisam de metabolismo energético para manter suas características biológicas. Entre os elementos passivos devem ser considerados:
-os dentes,
-os ossos maxilo-mandíbulares e faciais,
-os tendões e
-ligamentos, a articulação