Filosofia - C-S LEWIS
FILOSOFIA
C. S. LEWIS
SÃO PAULO
2014
Quem é C.S.Lewis?
Nascido em Belfast (Irlanda do Norte), filho de um advogado e da filha de um clérigo. Dia 29 de novembro de 1898 Clive Staples Lewis, para os mais íntimos também conhecido como Jack, foi mergulhado no mundo. Ele viveu de 1898 a 1963, e mesmo há cinquenta anos após a sua morte ele ainda é um dos escritores mais influentes da nossa época, sendo amplamente conhecido como uma referência literária e cultural. Podemos destacar três C.S.Lewis diferentes, o primeiro é o Lewis autor de romances famosos, a segunda persona é o Lewis escritor e apologista cristão preocupado em comunicar e compartilhar sua rica visão do poder intelectual e imaginativo da fé cristã, e o terceiro aspecto de Lewis (talvez o menos conhecido) é o notável professor e crítico literário de Oxford que lotava salões de palestras ao apresentar suas reflexões espontâneas sobre a literatura inglesa. Sem dúvidas, a vocação de Lewis apontava para a vida acadêmica. Lewis tinha o poder de transitar em torno dos mundos reais e os mundos imaginários habitados por ele (principalmente Oxford, Cambridge e Nárnia). Ele dizia que o que é importante em relação aos autores são os textos que produzem. O que deve ser considerado é o que os escritos dizem por si sós. O autor em si não deveria constituir um espetáculo; ele é a lente por meio da qual nós, como leitores, vemos nós mesmos, o mundo e a grande realidade à qual pertencemos. Ele foi de fato um profeta em sua época e além dela.
Algumas obras de Lewis: “Cartas de um diabo a seu aprendiz”, “Cristianismo puro e simples”, “O paraíso perdido”, “A abolição do homem”, “O grande abismo”, “As Crônicas de Nárnia”, e etc.
Mundo Imaginário ou mundo Imaginativo?
O imaginário é algo que foi imaginado falsamente, sem ter uma contrapartida na realidade. O imaginativo é algo produzido pela mente humana em sua tentativa de responder a algo maior do que ela mesma. Para