Controle
CONTROLE (FUNÇÃO DO ACOMPANHAMENTO)
Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo. A função controlar consiste em averiguar se as atividades efetivas estão de acordo com as atividades e seus projetos originais, que foram planejadas, ou seja, busca assegurar que as coisas sejam feitas de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido, corrige falhas ou erros, manifestados no desenvolvimento do planejamento, organização e/ou direção e previne futuras falhas ou erros ao identificar erros presentes.
Segundo Oliveira (2005, p.427) controlar é comparar o resultado das ações, com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi-las se necessário.
A FUNÇÃO CONTROLE
Significado da palavra controle em administração:
1. Controle como função restritiva e coercitiva: evitar erros indesejáveis ou comportamentos não aceitos;
2. Controle como um sistema automático de regulação: detecta desvios e proporciona automaticamente ação corretiva para voltar a normalidade;
3. Controle como função administrativa: última etapa do processo administrativo, após o planejamento, a organização e a direção.
FUNÇÃO ADMINISTRATIVA DE CONTROLE
Monitorar, acompanhar, avaliar, medir e assegurar que a organização esteja no rumo certo, produzindo os resultados esperados e alcançando os objetivos propostos.
Controle é o processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.
Essência do controle é verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados (conhecidos e previstos), o que significa que o conceito de controle não pode existir sem o conceito de planejamento.
TIPOS DE CONTROLE
Controle prévio: controle preventivo.
Controle concomitante: controle simultâneo a atividade.
Controle posterior: revisão dos atos já praticados.
O controle é um processo contínuo de melhorias, composto por quatro fases:
1. Estabelecimento de padrões ou critérios;
2. Observação do