Controle social
MEIOS DE CONTROLE SOCIAL: SOCIALIZAÇÃO, PUNÇÕES E RECOMPENSAS
Controle Social é qualquer meio de levar as pessoas a se comportarem de forma socialmente aprovada. A socialização é o meio básico de controle social, é através da assimilação de valores, crenças e normas que o individuo pode comportar-se de modo socialmente aprovada. O controle social é eficiente na medida em que os indivíduos não apenas baseiam suas ações no cálculo das recompensas e punições socialmente previstas respectivamente para o cumprimento e a infração das normas sociais. Punições e recompensas atuam sobre o comportamento do individuo na medida em que são dotados de um significado subjetivo para ele. Punições e recompensas somente possuem um sentido para os indivíduos quando partem de grupos com os quais eles se identifiquem e dos quais dependam para satisfazer a necessidade de aceitação social. Gratificações e punições, sanções positivas e negativas, são os instrumentos universais de controle social. A socialização e as sanções são, no entanto, instrumentos limitados de controle social.
NORMAS: ALCANCE E APLICAÇÃO
Sistema social compreende em um sistema de símbolos, valores e normas que dá sentido e orienta as ações dos indivíduos na satisfação de suas necessidades. A obrigação de respeitar a vida do próximo, na maioria das sociedades, se é válida na guerra, quando indivíduo se depara com o inimigo.
NORMAS EXPLÍCITAS E IMPLÍCITAS
Norma explícita é verbalmente expressa. Normas implícitas não formulam através das palavras. O poder de coerção de uma norma pode muito bem ser medido pelos sentimentos de culpa que a sua violação desencadeia no transgressor. Normas implícitas exercem sua pressão sobre os indivíduos através de sentimentos de obrigatoriedade. As normas explícitas de maior poder de coerção são exatamente aquelas que, além de serem registradas a nível consciente na mente dos indivíduos, através de formulações verbais, atuam sobre as pessoas em