Controle Interno
CONTROLE INTERNO
Definição:
Controle Interno define-se como um conjunto de procedimentos praticados pela alta gestão, com o objetivo de idealizar a organização e todos os métodos e medidas adotados numa entidade a fim de reforçar e melhorar a eficácia e eficiência na utilização de recursos, examinar a confiabilidade, exatidão e fidedignidade da informação financeira, o cumprimento das leis e normas contabilísticas bem como promover a eficácia operacional. Em outras palavras, controle interno é uma atividade que procura garantir as boas práticas de gestão, corretos procedimentos e o cumprimento das políticas estabelecidas pela gestão.
A administração especialmente quando se trata de gestão pública, não se realiza eficientemente na ausência de uma sólida base de sustentação que possibilite seu crescimento e o atingimento das metas propostas por seus dirigentes, e é exatamente por essa razão que o controle exerce um importante papel no campo da Administração Pública, especialmente nos Municípios, ente federativo mais próximo do cidadão. Para melhor entender o conceito de controle interno, busquemos o seu significado no dicionário Aurélio (1993, p. 145) que define a palavra controle como a "fiscalização exercida sobre as atividades de pessoas e órgãos, para que não se desviem das normas preestabelecidas". Portanto, a partir da mais correta definição, podemos entender que o controle interno no âmbito da administração pública, significa fiscalizar, verificar as ações administrativas, com o intuito de atingir o cumprimento da legislação que se aplica aos órgãos públicos.
O Controle Interno pode ser feito previamente, concomitante e/ou posterior. Preventivamente, ele tende a impedir a prática de atos ilegais ou desfavoráveis ao interesse público. O controle concomitante ocorre durante a realização da ação fiscalizada, impedindo de imediato à execução de irregularidades. Uma vez realizado, posteriormente o controle objetiva rever os atos já praticados para