ESTUDO DE CASO SOBRE APROPRIAÇÃO DA GESTÃO DO DESIGN
ESTUDO DE CASO SOBRE APROPRIAÇÃO DA GESTÃO DO DESIGN
ARACAJU 2013-1
UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT CURSO DE DESIGN GRÁFICO
LINGUAGENS CONVERGENTES NO DESIGN
JADSON AMORIM SANTOS ESTUDO DE CASO SOBRE APROPRIAÇÃO DA GESTÃO DO DESIGN
ARACAJU 2013-1
INTRODUÇÃO
No cenário econômico sergipano o design está presente realizando diversas funções de grande importância para as empresas que possuem sede no estado, mesmo com todas as limitações devido a pouca valorização da profissão por alguns empresários que preferem não investir nessa área, sofrendo depois as consequências e tendo que procurar ajuda de uma equipe terceirizada, o que pode sair mais caro.
Através da gestão do design pode-se trabalhar desde a definição das metas, alinhadas aos objetivos da empresa, de médio e longo prazo, selecionando e priorizar os projetos, definir as tarefas a serem realizadas para que os projetos de longo e médio prazo aconteçam, alocando os recursos necessários para o andamento das atividades. Além de poder atuar também como coordenador e selecionador dos encarregados da execução de atividades.
A gestão do design pretende prover a racionalização da aquisição na máxima eficiência no uso dos recursos de design, reduzindo custos totais e trazendo benefícios através do design para a empresa, se divide em operacional, tático e estratégico. No nível operacional engloba a área de projeto, o uso de pesquisas, considerações quanto aos processos produtivos e as atividades de atendimento ao cliente, com foco na comunicação. Esse