Controle interno
Definição:
Planejamento Organizacional e todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim de salvaguardar seus ativos, verificar a adequação e o suporte dos dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a aderência às políticas definidas pela direção, com o objetivo de evitar fraudes, erros, ineficiências e crises nas empresas.
Controles internos são práticas operacionais usadas para ajudar a administração a garantir o alcance de seus objetivos, permitem que os departamentos de uma organização operem dentro da lei e de acordo com o planejamento, e são ferramentas usadas no dia-a-dia pela gerência nos seus diversos níveis .
Devem ser:
▪ Úteis : quando salvaguardar os ativos da empresa e promove o bom desenvolvimento dos negócios, protegendo as empresas e as pessoas que nela trabalham. ▪ Práticos: quando apropriado ao tamanho da empresa e ao porte das operaçãoes,objetividade ao que controlar e simples na sua aplicação. ▪ Econômicos: quando o benefício de mantêlo é maior que os seus custos ( custo x benefício).
Importância:
▪ Salvaguardar o ativo: proteger os ativos de eventuais roubos,perdas, uso indiscriminado ou danos morais. ▪ Desenvolvimento do negócio: sistema de controle interno que permita a administração agir com a maior rapidez e segurança possível nas tomadas de decisões. ▪ Resultado das operações: fornecer à administração, em tempo hábil, informações que possibilitem o aproveitamento de todas as oportunidades de bons negócios, redução de custo e aumento do nível de confiança dos clientes e funcionários da empresa.
Ambiente propício para existir um bom controle interno inclui:
▪ Princípios éticos e retidão e integridade dos funcionários e da empresa; ▪ Estrutura organizacional adequada; ▪ Comprometimento coma competência e a eficiência; ▪