CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Que procedimentos de Controle Interno você destacaria para o acompanhamento das despesas? (3,5 pontos)
Para o acompanhamento das despesas destaca-se a utilização dos sistemas informatizados e corporativos de administração financeira, como o SIAFI, o SIAFEM e o SIGEF. Verifica-se que estes instrumentos são de vital importância para o controle interno, haja vista proporcionarem maior agilidade em certas ações qualidade no processo de informação.
Além destes sistemas, destaca-se a auditoria. A Auditoria é uma tecnologia contábil aplicada ao sistemático exame de registros, demonstrações e de quaisquer informes ou elementos de consideração contábil, visando a apresentar opiniões, conclusões, críticas e orientações sobre situações ou fenômenos patrimoniais da riqueza aziental, pública ou privada, quer ocorridos, quer por ocorrer ou prospectados e diagnosticados.
A auditoria contempla um campo especializado denominado auditoria governamental. A auditoria governamental é uma especialização dentro do campo da auditoria e que, na realidade, segue todos os princípios técnicos básicos, bem como as normas; todavia, apresenta peculiaridades na sua aplicação e uma sistemática específica. A finalidade da auditoria governamental é comprovar a legalidade e a legitimidade e avaliar os resultados, quanto à economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nas unidades da administração direta e entidades supervisionadas da administração pública, bem como a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
2. Um dos critérios indispensáveis de serem