Controle Interno da Administração Pública
Que procedimentos de Controle Interno você destacaria para o acompanhamento das despesas? (3,5 pontos)
Resposta:
Considerando, hipoteticamente, a situação de determinado órgão público em que devam ser realizadas despesas orçamentárias, seria adequada, preliminarmente, o estabelecimento de orientações específicas a serem observadas pelos agentes na execução das despesas, considerando a realidade administrativa do órgão e as normas legais e regulamentares aplicáveis. Nesse contexto, poder-se-ia submeter a prática de atos administrativos à aprovação, ou, conforme o caso, à autorização de autoridade do órgão. Por fim, seria relevante a adoção de planilhas, boletins de acompanhamento e relatórios regulares, com intuito de manter os referidos gastos dentro dos patamares pré-estabelecidos.
2. Um dos critérios indispensáveis de serem observados para a efetivação do Princípio da Materialidade consiste nos padrões de comparação. Qual a finalidade e a influência desses padrões em relação ao Controle Interno? (3,0 pontos)
Resposta:
A finalidade dos padrões de comparação é identificar os desvios e permitir a análise destes em relação aos resultados que se espera mediante o controle. Isto influencia a tomada de decisão acerca do que se deve controlar, reconhecendo, sobretudo, que o custo de controlar não deve exceder os benefícios advindos dos resultados desse controle.
3. Apesar de o Controle Interno contemplar o conjunto de métodos e medidas adotadas pelas empresas ou entidades da Administração Pública para resguardar seus interesses, alguns procedimentos necessitam de controles específicos. Que