quimica
Claudimara Cassoli Bortoloto
O liberalismo clássico
O liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke (29/8/1632-28/10/1704).
Esse pensador afirmou que a organização das leis e do Estado deve ser feita com o objetivo de garantir o respeito aos direitos naturais. Ao nascer todos os cidadãos tem os seus direitos naturais, que são a proteção da vida, da liberdade e da propriedade. Mas no estado de natureza esses direitos não são assegurados, uma vez que os indivíduos são regulados pela razão. Daí nasce a necessidade da defesa de um Estado que surja para assegurar os direitos naturais..
O direito de propriedade segundo Locke é a extensão de terra que cabe a cada homem é o que ele tem capacidade de lavrar, semear e cultivar. Locke não fala em acumulação da propriedade para fins especulativos. Locke afirma que os homens se juntam em sociedades políticas e submetem-se a um governo com a finalidade principal de conservarem suas propriedades, pois o estado natural não garante a propriedade. O Estado é soberano, mas sua autoridade vem somente do contrato que o faz nascer: este é o fundamento liberal do pensamento de Locke.
Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as idéias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith (1723-07/1790). O mesmo é considerado pai da economia moderna, e o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de A Riqueza das Nações uma das principais referências para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de