CONTROLE DE QUALIDADE DA ÁGUA
ESCOLA DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RELATÓRIO DA PRÁTICA 7
Thyago Menezes
Eduardo Silva
Ananias Ramos Wanderson Silva
Guilherme Aquino
Lucas Araújo
Caio Cezar
Eugenio Rosa
Deraldo Bastos
10, de OUTUBRO de 2013
FACULDADE BOA VIAGEM
ESCOLA DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RELATÓRIO DA PRÁTICA 7
10, de OUTUBRO de 2013
RESUMO
Nesta prática laboratorial realizamos várias análises em laboratório com o objetivo de verificarmos o controle de qualidade da água.
Começamos pela determinação da alcalinidade da água. Nesta análise, após adicionarmos duas gotas do indicador fenolftaleína, não foi necessária a titulação da amostra com o ácido clorídrico 0,1N, devido ao fato que a nossa amostra de água já possuía uma acidez elevada, inviabilizando a determinação da alcalinidade parcial da amostra (vp=0).
Durante a determinação da alcalinidade da água, utilizamos o indicador de metilorange para conferir uma cor amarela a solução. Sendo necessária depois a titulação da amostra com 1,7ml de ácido clorídrico 0,1N para que reação que mudasse de cor de amarelo para alaranjado, obtendo assim alcalinidade total de 85mg de carbonato de cálcio por litro de amostra de água analisada.
Analisamos também a dureza total da água, utilizando 50 ml de água destilada com a adição de 2 ml da solução tampão e mais um pouco do indicador (Negro de Eriocromo). Após a adição do indicador mantemos a solução no agitador magnético enquanto titulávamos a amostra com 3,4 ml de EDTA 0,1M para obtermos a reação de mudança de cor da amostra de violeta para azul. Com esses dados em mãos obtemos através da equação de dureza total o resultado de 68 (valor padrão).
Para determinarmos a o teor de cálcio da água, adicionamos 2 ml hidróxido de cálcio e uma pequena quantidade do indicador Murexida à 50 ml da