Controle de qualidade da água
HISTÓRICO
A primeira rede de distribuição de água e captação de esgoto de forma eficiente foi construída há aproximadamente 4.000 anos na Índia. Tubos feitos de argila levavam as águas residuais e os detritos para canais cobertos que desembocavam nos campos, adubando e regando as colheitas.
Na Idade Média, lixo de todo tipo se acumulava nas ruas criando sérios problemas de saúde pública – um dos mais graves foi a epidemia da peste bubônica, que só na Europa, causou a morte de cerca de 25 milhões de pessoas.
No final do século XVIII, com a Revolução Industrial, a população das cidades aumentou muito causando agravamento do acúmulo de lixo nas ruas. As pessoas tinham o costume de jogar esse lixo nos rios por acharem que essa seria uma forma de se livrar dele. Os rios passaram a sofrer os efeitos da poluição.
A primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) foi construída em Londres em 1829 e tinha a função de coar a água do rio Tâmisa em filtros de areia. Com a descoberta de que doenças letais da época (como a cólera e a febre tifoide) eram transmitidas pela água, técnicas de filtração e a cloração foram empregadas.
Atualmente, sabemos que o esgoto precisa ser tratado antes de ser lançado nos rios para minimizar o impacto no meio ambiente e para a saúde humana. Esse tratamento é feito nas chamadas Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Infelizmente no Brasil, 62% da população não tem saneamento básico. Do esgoto coletado, menos de 20 % é tratado. A água nunca vai acabar, pois esta fica circulando entre os reservatórios (rios, oceanos, atmosfera. A questão é que quanto mais poluída for a água, mais caro será seu tratamento, e no futuro, a água de qualidade poderá ser privilégio de poucos.
DIFERENÇA ENTRE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO
Quando pensamos em água tratada normalmente nos vem à cabeça o tratamento de uma água que estava poluída, como o esgoto, para uma que volte a ser limpa. Porém, há distinção entre tratamento de água e