wundt
Para Willelm Wundt a nova psicologia era também fisiológica. Na época o laboratório de Wundt era o mais equipado e se localizava em Leipzig, as pesquisas fisiológicas teve varias influencias natural para as pesquisas cientifica de temas psicológicos.
Ernst Weber foi aluno na Universidade Leipzig, depois professor e acabou se aposentando, fez grandes contribuições no sentido do tato, demonstrando varias sensibilidades na pele, outra experiência importante foi em relação sentido muscular, conhecido como Lei de Weber. Essa experiência fez com que fossem descobertos métodos psicofísicos.
No mesmo ano Gustav Fechner se destacou com suas pesquisas originais na nova área da física da eletricidade. Fechner era colega de Weber na Universidade Leipzig, formado em medicina, famoso como físico e em suas pesquisas se considerava um filosofo. Em uma de suas pesquisas Fechner prejudicou gravemente a sua visão, fazendo renunciar o cargo de professor, e aposentando por invalidez, passando por estágios depressivos, após, teve uma melhora e no ano de 1842 se dedicou o seu empenho para recuperação de sua própria vida, retomando a sua atividade, foi renomeado professor da Universidade.
Fechner acreditava que a mente e o corpo poderia ser unido harmonicamente e com precisão matemática, por meio da medição das sensações psicológicas, em 1860 publicou o primeiro livro psicologia experimental. Os seus objetivos em relação à filosofia não foram atingidos, mas abriu caminho para nova psicologia.
Willelm