Wundt
Apesar de tudo, a posição de Wundt estava, sim, sujeita a críticas, especialmente o seu método da introspecção por conta de seus resultados, quase sempre, distintos, já que se trataria de uma auto-observação. Wundt reconhecia a falha, mas acreditava que conseguiria aprimorar o método conforme o tempo e o avanço de suas experiências.
Por causa de suas opiniões políticas equivocadas, principalmente quanto a primeira guerra e a relação da Bélgica e da Alemanha nela, foi muito criticado e fizeram com que muitos psicólogos americanos se revoltassem contra ele próprio e sua psicologia. E isso apenas aumentou, já que várias novas linhas de pensamento acabaram obscurecendo a metodologi de Wundt, que quase desapareceu na Alemanha.
A Herança de Wundt
Ter conhecimento em fisiologia e filosofia contemporânea era o básico para que ocorresse o ato de instalação do primeiro laboratório de psicologia, e, por isso, Wundt teve de rejeitar o antigo pensamento não - cientifico para restringir o objeto de estudo da psicologia à experiência consciente, fazendo da disciplina algo baseada na experiência. Ele deu um grande passo afirmando que a psicologia não lidava com questões como a Imortalidade da Alma como a antiga filosofia, era o nascimento de um novo domínio da ciência.
As ciências psicológicas amadureciam naturalmente nas universidades alemãs, mas a fundação da psicologia exigiu extrema dedicação e coragem para se concretizar o movimento wundtiano na época. Por esse motivo Wundt é de extrema importância, tendo posição de destaque entre os psicólogos modernos. E, mesmo com a maioria das idéias pós-Wundt consistindo em posições contrárias as suas, ao invés de desvalorizar suas idéias, apenas enaltece sua grandeza. Tais debates proporcionaram um magnífico inicio para a moderna psicologia experimental.