Controle de qualidade tratamento de água
Atualmente, em Teixeira de Freitas – Bahia, se tem tido muitas reclamações no que diz respeito à água fornecida pela Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A. – EMBASA. A população não sabe, mas ela tem o direito e o dever de exigir da empresa e das autoridades que a água chegue até suas residências, atendendo todos os quesitos mínimos de qualidade.
Por essas razões, sistemas adequados de abastecimento de água trazem como resultado, uma rápida e sensível melhoria da saúde e das condições de vida de uma comunidade, principalmente pelo controle e prevenção de doenças, promoção de hábitos higiênicos e da limpeza pública.
Assim, a consequência direta da implantação ou melhoria dos sistemas de abastecimento de água é a diminuição acentuada no índice de doenças relacionadas com a água, além do aumento da vida média da população beneficiada e da diminuição da mortalidade, particularmente da mortalidade infantil.
Baseado nestes estudos, em dados obtidos através da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, em que consta um aumento de ocorrências relacionadas a transmissão de doenças pelo uso ou ingestão da água, e em depoimentos da população teixeirense criou-se rumores de que a qualidade da água fornecida pela EMBASA de Teixeira de Freitas tem caído nesta última década.
2. JUSTIFICATIVA
Segundo a portaria nº 518 de 25 de março de 2004 do Ministério da Saúde “a água para o uso humano deve atender ao rigoroso critério de qualidade, de modo a não causar prejuízos à saúde de seus consumidores. Uma água própria para este fim é chamada água potável e as características a que a mesma deve atender são chamados “PADRÕES DE POTABILIDADE”.
É fundamental para a população ter acesso a água tratada, que atenda às especificações do Ministério da Saúde, uma vez que, não tratada ou não potável compromete a saúde do ser humano, pois há diversas doenças que podem ser transmitidas ao homem, seja pela ingestão, contato com a pele ou