Controle bibliografico
Controle Bibliográfico – "Pressupõe um domínio completo sobre os materiais que registram o conhecimento, objetivando sua identificação, localização e obtenção" (Campello e Magalhães, 1997)
Âmbito do controle bibliográfico:
• nível geral - controle dos registros que interessam à nação, de responsabilidade governamental.
• nível particular - controle dos registros que interessam a um determinado grupos de indivíduos/ instituições com interesses específicos comuns, como as bibliografias especializadas.
• nível interno – controle dos registros que interessam aos usuários em particular ou de determinadas instituições. Papel desempenhado pelas bibliotecas ou agências de informação. Controle Bibliográfico Universal
Programa desenvolvido pela UNESCO e IFLA, em 1970, que visa reunir e tornar disponíveis os registros da produção bibliográfica de todos os países, em uma rede internacional de informação, levando em conta não só a possibilidade de identificar a existência do documento mas, também, sua localização e forma de obtenção. Atualmente acoplado ao International MRAC, com o nome "Universal Bibliographic Control and Information Marc" (UBCIM). Mecanismos de Controle Bibliográfico:
(a) Biblioteca Nacional – no papel de Agência Bibliográfica Nacional, responsabiliza-se pelo controle do depósito legal e da produção da bibliografia nacional.
Brasil: Fundação Biblioteca Nacional, RJ -
(b) Bibliografia Nacional/Bibliografia comercial – divulga publicações editadas dentro das fronteiras de cada país (Unesco)
Brasil: "Bibliografia Brasileira", 1983- (Substitui "Boletim Bibliográfico da Biblioteca Nacional", 1918-1982) "Catálogo Brasileiro de Publicações" – Ed.Nobel, 1980- [Bibliografia comercial]
(c) Depósito Legal – exigência, definida por lei, de se efetuar a entrega a um órgão público (Biblioteca Nacional) de um ou mais exemplares de toda publicação editada no país, em papel ou em qualquer suporte físico, destinada à venda ou à