Contribuições de Vigotsky: o papel da escola na formação da criança com deficiência.
“As pessoas deficientes têm o direito inerente de respeito por sua dignidade humana. As pessoas deficientes, qualquer que seja a origem, natureza e gravidade de suas deficiências, têm os mesmos direitos fundamentais que seus concidadãos da mesma idade, o que implica, antes de tudo, o direito de desfrutar de uma vida decente, tão normal e plena quanto possível".
1. Introdução
O artigo aqui apresentado,almeja analisar o desenvolvimento humano dos jovens que apresentam algum tipo de deficiência o papel da escola em sua formação e a relação entre Educação e Direito, fomentando a discussão da importância da educação para jovens com deficiência, como preparação para formação ou aquisição de direitos sociais, levantar a questão das contribuições de Vygostsky a respeito do desenvolvimento humano.
Para contemplar as questões abordadas anteriormente se faz necessário identificar os princípios e metodologias sobre o desenvolvimento humano, assim como no campo da educação, entender os papéis e ações tomados para auxiliar aos portadores de deficiências, para identificarmos mudanças no contexto social e então fomentar a discussão do desenvolvimento humano e do papel da escola perante a criança portadora de deficiência. Segundo a autora Eva Maria Lakatos no livro Sociologia Geral, sobre sociologia do direito:
Sociologia do direito. Estuda a inter- relação entre o Direito e os processos sociais. Considerando o Direito como um tipo de controle social formal, analisa a uniformização do comportamento dos componentes de uma sociedade, através das leis e regulamentos a eles impostos, e a adequação ou não das normas jurídicas em determinada sociedade.” (LAKATOS, 1985, p. 29).
Diante deste contexto entre o Direito e o processo social educacional abrimos um vasto campo de reflexão sociológica, ainda mais ao que se refere essa inter – relação como mecanismo de controle social formal.