Estudante
UNIDADE NORTE
CURSO DE PEDAGOGIA
LINAMARY CHITI CAMARGO – RA: 6962494121 DULCILENE ANDRÉ T. ALVES – RA: 6974500771 IVANA R. DE SOUZA ABRAHÃO – RA: 7511581662
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
BAURU
2013
SIGMUND FREUD
Sigmund Freud nasceu em 1856, em Freiberg Áustria, (hoje Tchecolosváquia), filho de uma família judaica. Aos quatro anos de idade muda-se para Viena e lá passa a maior parte da sua vida.
Em 1873 inicia os estudos em medicina, sendo a sua maior ambição a de poder contribuir para o conhecimento da humanidade. Criador do termo psicanálise.
Podemos sinalizar vários aspectos relevantes da teoria Freudiana para se aplicar na educação:
Complexo de Édipo
Segundo Freud, complexo de Édipo é o desejo incestuoso pela mãe e rivalidade com o pai. Esse é o desejo fundamental que organiza a totalidade da vida psíquica e determina o sentido de nossas vidas.
O termo deriva do herói grego Édipo que, sem saber, matou seu pai e se casou com sua mãe.
Freud atribui o complexo de Édipo às crianças de idade entre três e seis anos de idade, sendo que o estágio geralmente termina quando a criança se identifica com o parente do mesmo sexo e reprime seus instintos sexuais, permitindo que, na infância, ocorra a transição da esfera dos instintos e dos impulsos para o universo cultural. Caso não consiga realizar essa transição, fundamental para a vida mental poderá ocorrer um processo de inquietação psíquica extrema.
É dever do educador, saber lidar com tal situação no ingresso da vida escolar, tendo que respeitar o limite de cada ser humano, para que esse laço seja rompido.
Narcisismo
Freud também teorizou sobre o narcisismo, que é o encantamento e a paixão que sentimos por nossa própria imagem ou por nós mesmos.