software educacionais: uma importante ferramenta para o desenvolvimento e aprendizagem
Andressa Fernandes Silva
Cristiane Fujikura
Mariana Sato de Souza
(Turma B)
Trabalho apresentado na disciplina “Teorias Interacionistas e Sócio-Históricas II”, no Curso de Psicologia, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras de Assis.
Professora Claudia Aparecida V. Gomes
ASSIS
2014
Introdução
No Brasil, o atendimento à pessoa com deficiência vem, numa perspectiva histórica, se modificando e atualmente garante a educação para todos, portanto a inclusão escolar é um fato e, acima de tudo um direito da pessoa com deficiência que garante ter as mesmas oportunidades e ainda a disponibilização do atendimento educacional especializado em turno contrário ao período do ensino regular. (SCHLÜZEN, E.; RINALDI, R.; SANTOS, D. 2011).
Visando uma inclusão escolar ideal, desenvolveu-se as Salas Multifuncionais, espaços destinados ao ensino complementar para alunos com deficiências intelectuais, físicas ou motoras e transtornos globais do desenvolvimento e ensino suplementar para alunos com altas habilidades. Elas promovem e fortalecem o Atendimento Educacional Especializado (BRASIL, 2008), com o uso de equipamentos específicos para a educação de pessoas com deficiência. Com estas salas, tenciona-se suprir o déficit no aprendizado desses alunos, que por falta de recursos ou de ensino adequado, tiveram sua educação defasada.
As Salas Multifuncionais contem diversos equipamentos: computadores com teclados e mouses adaptados, programas pedagógicos, mesas, jogos pedagógicos, DVDs e televisões programadas com legendas. São divididas em dois tipos, sendo que o tipo dois possui, além do listado acima, equipamentos para alunos deficientes visuais (computadores, máquinas de escrever e impressoras em sistema Braille, punções, conjuntos de lupas, calculadoras