O uso do lúdico no trabalho com crianças portadoras de deficiência intelectual
ATRASO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
USING PLAYFULNESS WITH CHILDREN WITH PSYCHOMOTOR
DEVELOPMENT
Autor: Vivian Inês Viganico1
Orientadora: Simone Borges Paiva2
Resumo
O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de investigar a importância da utilização de jogos e atividades lúdicas e pedagógicas no trabalho com crianças portadoras de atraso no desenvolvimento psicomotor inseridas em sala de aula regular e atendidas em salas de recursos multifuncionais. Considerando que a escola deve atender todas as crianças, independente de sua situação social, física ou mental, apropriando-se do conceito de inclusão educacional, o ensino deve oferecer possibilidades para que todos sejam capazes de aprender.
Foram investigadas a relevância e a importância do trabalho diferenciado com essas crianças na escola e quais as contribuições que os jogos e as atividades lúdicas podem oferecer a elas. Para isto, foram realizadas pesquisas bibliográficas em diferentes fontes e constatou-se que o uso dessas atividades pode caracterizar-se como importante apoio no trabalho com alunos portadores de atraso no desenvolvimento psicomotor, tornando sua aprendizagem algo prazeroso e, também, uma tarefa natural de seu desenvolvimento cognitivo. Conclui-se que, a partir da interação da criança com o lúdico, as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos curriculares trabalhados em sala de aula regular tornam-se menores, pois as atividades lúdicas podem servir de subsídio e enriquecerem as habilidades necessárias para o progresso cognitivo do indivíduo.
Palavras-chave: Atraso no desenvolvimento psicomotor. Jogos e atividades lúdicas.
Aprendizagem
Abstract
This article was developed in order to investigate the importance of using games and activities in recreational and educational work with children with delayed psychomotor development included in the regular classroom and served in resource rooms multifunctional.