Contratos
Reino Plantae: seres autotróficos fotossintetizantes capazes de produzir substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas que apresentam tecidos e órgãos bem diferenciados.
Criptógamas: plantas que apresentam órgãos reprodutivos escondidos ou pouco evidentes; são as briófitas e as pteridófitas.
Fanerógamas: apresentam órgãos reprodutivos evidentes; são as gimnospermas e angiospermas, que apresentam as flores como órgãos reprodutivos.
Plantas Avasculares: não apresentam vasos condutores de seiva; são as briófitas.
Plantas Vasculares: apresentam tecidos condutores das seivas elaborada (floema) e bruta (xilema); são as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. - Os tecidos condutores possibilitaram às plantas que elas atingissem maiores portes.
Espermatófitas: são as plantas que formam sementes, representadas pelas gimnospermas (plantas com sementes nuas) e angiospermas (plantas com sementes protegidas dentro do fruto). • Briófitas: plantas de pequeno porte, encontradas em locais úmidos e sombreados; há poucas espécies aquáticas e nenhuma marinha; são os musgos, as hepáticas e antóceros. ▪ rizóides: especializada na absorção de água e sais do solo. ▪ distribuição da água ocorre por simples difusão (são avasculares). ▪ reprodução assexuada: através de propágulos, brotos laterais ou fragmentação. ▪ reprodução sexuada: - ciclo haplodiplobionte, com a geração gametofítica (n) predominante sobre a esporofítica (2n), que é dependente do gametófito. - espécies monóicas e dióicas. - anterídio produz anterozóides (gametas masculinos flagelados) e arquegônio produz a oosfera; reprodução dependente da água. - anterozóide + oosfera formam o zigoto, que sofre mitose formando o esporófito. que vive sobre o gametófito. - depois de maduro, forma uma cápsula, onde células diplóides sofrem meiose formando esporos haplóides que são carregados pelo vento e ao cair no ambiente, formam uma nova planta