Cooperativismo
Curso de Administração - Linha de Formação em Agronegócios
COOPERATIVA EDUCACIONAL
Cristalina
2011
FACULDADE CENTRAL DE CRISTALINA – FACEC
Curso de Administração - Linha de Formação em Agronegócios
COOPERATIVA EDUCACIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em ADMINISTRAÇÃO – LINHA DE FORMAÇÃO EM AGRONEGÓCIOS como parte dos requisitos para obtenção de nota na matéria de Cooperativismo.
Professora: Marta Santin
Cristalina
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3 1 COOPERATIVA 3 1.1 O que é cooperativa? 3 2 COOPERATIVAS EDUCACIONAIS 3 2.1 O que são as cooperativas educacionais? 3 2.2 Como funciona uma cooperativa educacional? 3 2.3 O espírito cooperativista é difundido no Brasil? 3 2.4 Quais são as vantagens oferecidas a um jovem que estuda em uma cooperativa educacional? 3 2.5 É gerado algum impacto na comunidade do entorno de uma cooperativa? 3 2.6 Quais são a dificuldades que uma cooperativa encontra para funcionar? 3 2 HISTÓRICO DA COECRIS 3 2.1 História 3 2.2 Nossa Missão 3 2.3 Nossos Valores 3 2.4 Nosso Negócio 3 2.5 Objetivo 3 3 POR QUE SER ASSOCIADO DA COECRIS? 3 4 REQUISITOS PARA FORMAÇÃO DA COOPERATIVA EDUCACIONAL 3 REFERENCIAS 3 ESTATUTO DA COOPERATIVA EDUCACIONAL DE CRISTALINA 3
INTRODUÇÃO
As cooperativas foram criadas com a finalidade básica para melhorar a situação econômica de determinado grupo de indivíduos, solucionando problemas ou satisfazendo necessidades comuns, que excedam a capacidade de cada indivíduo satisfazer isoladamente. Existe no ramo de cooperativas 13 modalidades uma delas a educacional, cuja cooperativa podem ser formadas por professores, de alunos de escolas agrícolas, de pais e alunos e as de atividades afins ligadas à educação, como ensino à distância.
Foi em 30 de julho de 1980 surgiu a Cooperativa Educacional de Resende (RJ) – COOPERE, primeira cooperativa do