Estudo entre a relação da qualidade de vida no trabalho e o nível de motivação dos funcionários de uma grande empresa de telecomunicação
Objetivo geral: Identificar o nível de motivação dos funcionários de uma empresa de telecomunicação e os parâmetros estabelecidos para a avaliação da QVT.
Problema: Qual é a relação entre os níveis de motivação dos funcionários de uma empresa de telecomunicação e os parâmetros estabelecidos para avaliação da QVT?
Material: Artigos, livros especializados e questionário estruturado a ser aplicado em amostragem aleatória, constituída por 30 funcionários, distribuídos em três setores diferentes.
Método analítico: Sendo as questões categorizadas para resultados em percentual e demonstradas em gráficos
Sumário
-Introdução
Capitulo 1 Histórico e evolução do trabalho
Capitulo 2 Qualidade de vida no trabalho (QVT)
Capitulo3 Motivação no trabalho
Capitulo 4 Análise do resultado
Discussão
Conclusão
Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO Qualidade de vida no trabalho é a forma de avaliar as condições de vida de um trabalhador, que envolve o bem psicológico, biológico, e social. A QVT é uma norma criada pela Organização Mundial de Saúde, que inventou um questionário que é formado por seis níveis: físico, psicológico, independência, meio ambiente, relações sociais e religião. Segundo Walton qualidade de vida no trabalho é o acolhimento de necessidades e desejos humanos. No Brasil, o tema Qualidade de Vida no Trabalho, tem causado interesse pelo que pode ofertar para o contentamento e a produção da empresa. Motivar o trabalhador para atingir níveis de satisfação, produção e cumprir a organização a atingir determinações realizadas e acertadas em suas decisões de maneira que as mesmas tenham melhor reconhecimento de seus recursos, com a prevenção do resultado.
Fernandes (1996) conceitua QVT como a gestão dinâmica de fatores tecnológicos e sociopsicológicos que afetam a cultura organizacional, refletindo-se no