Resenha: documentos de identidade: uma introdução as teorias do curriculo
Este trabalho apresenta alguns assuuntos baseados em dois capítulos do livro de Tomaz Tadeu da Silva, "Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo", sendo que o primeiro é o capítulo que tem por tema "Onde a crítica começa: ideologia, reprodução, resistência", páginas 29 a 36 e "Contra a concepção técnica: os reconceptualistas", páginas 37 a 44.
Introdução
O autor Tomaz Tadeu da Silva, a princípio fala sobre alguns movimentos importantes no mundo inteiro que revolucionaram nos anos 60. No Brasil havia um forte movimento contra a ditadura mlitar. Ele também nos mostra que surgiram livros , enasios, teorizações, que colocaram em xeque o pensamento e a estrutura educacinal tradicional. No capítulo seguinte fala que a "Hegemonia da concepção técnica estava com seus dias contados" surge então nos Estados Unidos em 1970 o movimento de reconceptualização do currículo, manifestando um firme descontentamento de pesquisadores do currículo com os parametros tecnográficos estabelecidos pelo exemplo de Bobbitt e Tyler. Esse movimento surgiu a partir das concepções fenomenológicas, hermenêuticas e autobiográficas.
Sob a influência dos movimentos dos anos 60 foi que surgiram as teorias críticas do currículo opondo-se às teorias tradicionais, estas que obtinham a verdade como indiscutível, preocupando-se somente com a melhor maneira de ensinar. Mas a partir dessas infuências Louis Althusser, filósofo francês, iria fornecer as bases para as críticas marxistas da educação. Após esta teoria marxista , Althusser com o apoio de outros autores, tais como Bowles, Gintis, Bourdieu e Passeron mostraram que hevia uma ligação entre a educação e a produção e divulgação da ideologia, mostrando que a escola era um lugar onde a sociedade captalista se reproduzia atravéz do ser currículo. Além disto, a ideologia atuava de forma descriminatória, ela ensinava as classes subordinadas a serem submissas e obedientes, e as classes dominantes a comandar. Este