Gestão curricular
INTRODUÇÃO A GESTÃO CURRICULAR DA APRENDIZAGEM I
Fevereiro de 2012
De que trata a disciplina Currículos e Programas?
O que é currículo para pedagogos e educadores profissionais? Tem a ver com o currículo (curriculum vitae) que enviamos quando nos candidatamos a um emprego? O que esta disciplina estuda?
Para esclarecer o significado de currículo para profissionais da área de educação (pedagogos, professores, educadores) Tomaz Tadeu da Silva (2010), professor e pesquisador, em seu livro Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo considera que
Talvez mais importante e mais interessante do que a busca da definição última de “currículo” seja a de saber quais questões uma “teoria” do currículo ou um discurso curricular busca responder. Percorrendo as diferentes e diversas teorias do currículo, quais questões comuns elas tentam, explícita ou implicitamente, responder? Além das questões comuns, que questões específicas caracterizam as diferentes teorias do currículo? Como essas questões específicas distinguem as diferentes teorias do currículo?
A questão central que serve de pano de fundo para qualquer teoria do currículo é a de saber qual conhecimento deve ser ensinado. De uma forma mais sintética a questão central é: o quê? Para responder a essa questão, as diferentes teorias podem recorrer a discussões sobre a natureza humana, sobre a natureza da aprendizagem ou sobre a natureza do conhecimento, da cultura e da sociedade. As diferentes teorias se diferenciam, inclusive, pela diferença de ênfase que dão a esses elementos. Ao final, entretanto, elas têm que voltar à questão básica: o que eles ou elas devem saber? Qual conhecimento ou saber é considerado importante ou válido ou essencial para merecer ser considerado parte do currículo?
A pergunta “o quê?”, por sua vez, nos revela que as teorias do currículo estão envolvidas, explícita ou implicitamente, em desenvolver critérios de seleção que