CONTRATOS
Existe hoje um aumento considerável nas maneiras de relação entre clientes e fornecedores. Uma delas é a personalização das negociações através do estabelecimento de contratos de prestação de serviços e fornecimento de peças, sempre visando uma proposta coerente tanto para o cliente quanto para o fornecedor. Mas neste trabalho iremos abordar as vantagens e possíveis desvantagens sob a ótica do cliente contratante. De uns anos pra cá o setor de compras vem tendo um papel de grande importância no que diz respeito à visão estratégica na administração das empresas. Esse olhar diferente para o setor de compras se deu em meados da década de 90 com as técnicas de gestão das indústrias orientais, européias e americanas.
2. JUSTIFICATIVA
O Intuito deste estudo, leva em considerações alguns aspectos da administração de contratos e do gerenciamento de riscos, seguidos de uma breve descrição da pesquisa realizada, e da apresentação dos principais resultados obtidos. A idéia que procuramos passar neste trabalho é a de que o contrato vem com a tarefa de diminuir ou mesmo eliminar uma grande preocupação das empresas quando diz respeito à redução dos riscos de algo dar errado (risco negativo) em uma negociação, sempre visando o aumento da possibilidade de tudo acontecer conforme o planejado, dentro de situações e regras pré-estabelecidas.
3. OBJETIVOS
Caracterizar e indicar os objetivos que tornam visíveis os resultados da gestão eficaz de um contrato bem elaborado e bem aplicado, que é a diferença entre o sucesso ou insucesso de uma organização no mercado, e transforma-se em um diferencial para toda a empresa na medida em que todos os parâmetros são planejados, mensurados e monitorados.
4. REFERENCIAL TEÓRICO
Não há no contexto do Código Civil, tanto no de 1916 como no de 2002, um livro próprio para a teoria geral dos