contrato
O recurso ao crédito permite comprar certos bens que de outra forma não seria possível. Mas recorrer ao crédito é uma opção que deve ser ponderada caso a caso e ocorrer apenas em situações indispensáveis.
Caso se decida recorrer ao crédito, é importante escolher o tipo de crédito mais adequado à finalidade a que ele se destina.
As principais categorias de crédito são as seguintes: crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel (incluindo a locação financeira ou leasing, o aluguer de longa duração ou o renting), cartão de crédito, facilidade de descoberto, ultrapassagem de crédito,
Uma vez contratado um ou mais créditos, é importante fazer uma gestão prudente das dívidas para evitar situações de incumprimento ou de risco de incumprimento.
Caso o devedor deixe de pagar as prestações à instituição de crédito, o fiador do contrato vai ter de pagar essas prestações e pode, em caso de não pagamento, ver o seu património penhorado.
CRÉDITO À HABITAÇÃO
Esta compra implica muitas vezes a contratação de um crédito à habitação junto de uma instituição de crédito.
Trata-se de um compromisso financeiro muito importante que terá impacto no orçamento durante vários anos.
O crédito à habitação pode ser contratado para adquirir, construir ou realizar obras numa habitação própria permanente, numa habitação secundária ou destinada ao arrendamento. Permite também adquirir terrenos para construção de habitação própria.
CONTRATAR UM CRÉDITO À HABITAÇÃO
A taxa de esforço permite calcular qual é a percentagem do rendimento mensal que vai ser utilizada para fazer face aos compromissos financeiros, dos quais passará a fazer parte o empréstimo à habitação.
No caso de empréstimos com taxa de juro variável é importante ter presente que a prestação pode aumentar durante a vida do empréstimo, se a taxa Euribor subir. A taxa de esforço não deve ser muito elevada para poder acomodar eventuais aumentos no montante da prestação a pagar.
O