Contratação de Trabalhadores
Complementando as aulas de Legislação Trabalhista aplicadas pela faculdade pude perceber a importância de cada detalhe do Direito do Trabalhador. A Legislação sempre favorece o trabalhador, mas é importante considerar que neste curso pude aprofundar os conhecimentos sobre os direitos da empresa que contrata, seja regime CLT, Terceirizado, Temporário ou Cooperado.
Segundo curso, subordinação é a obrigação do empregado de cumprir as ordens determinadas pelo empregador (desde que constem suas funções na descrição de cargo no início da contratação). Ao executar suas funções o empregado tem direito a salário e aos benefícios estipulados pelo empregador.
Referente a cargo Temporário compreende-se que se trata de pessoas física ou jurídica, cujas atividades ficam a disposição das empresas para a execução de serviços por tempo determinado e por elas remuneradas e assistidas.
Hoje, é muito comum que haja nas empresas cargos Terceirizados principalmente no que diz respeito a segurança e higienização. Empresas adquirem esse tipo de contratação de serviço como forma de reduzir os gastos referente a responsabilidade de supervisão desses setores citados como exemplo, pois fica a encargo de uma empresa tomadora.
As Cooperativas, assim como as empresas terceirizadas, têm como objetivo a prestação de serviços. Não tem vínculo empregatício e sim figura como sócio cooperado.
Os cooperados, em conjunto são donos (acionistas) da sociedade cooperativa, não há chefes e nem subordinação.
Como cooperados não tem direitos trabalhistas previstos em lei, esse tipo de prestação de serviço é sempre mais econômico que as terceirizadas oferecidas pelo mercado de empresas tradicionais.
Com estas informações pude complementar conhecimentos e ao elaborar contratos de trabalho e folhas de pagamentos, entender com mais facilidade as leis que se enquadram para esses tipos de serviços.