Artigo D
ARNALDINO DOS SANTOS DIAS JUNIOR Professor: Arivaldo Marques Jr.
Resumo
Este trabalho apresenta os elementos que constituem a terceirização, iniciando com seu conceito geral, abordando a ampla rede que hoje utiliza essa forma de mão de obra, bem como seus pontos fundamentais, pontos positivos e negativos, relação com a sociedade, problemas ocasionados, os fatores condicionantes dessa terceirização, o processo de terceirização, as atividades que podem ser terceirizadas e experiência do setor público com a terceirização, ponto fundamental deste artigo onde mostra a terceirização para o Estado como um desencargo de deveres que, seria de responsabilidade deste para com os trabalhadores. Os resultados mostram que o Estado na medida certa com a terceirização retira um encargo muito grande da maquina publica ao transferir certas atividades a empresas privadas, não mantendo vínculos com os prestadores de serviços, dando uma economia de grande importância aos cofres públicos.
Palavras chave: Artigo. Terceirização. Administração Pública. Conceituação. Mão de Obra. Pontos Fundamentais. Pontos Negativos e Positivos. Relação com a Sociedade. Problemas Ocasionados. Fatores Condicionantes. Processo de Terceirização. Atividades Terceirizadas.
1. Introdução
O objetivo deste artigo é esclarecer o processo de terceirização como um todo até o ponto principal que é a terceirização na esfera pública. Sendo a mesma um processo de gestão pelo qual se transfere a terceiros, com os quais se estabelece uma relação de parceria, a incumbência pela execução das atividades secundária ou meia, passando a contratante a concentrar seus esforços em sua atividade principal. Tendo como valorização uma qualidade boa do serviço, produtividade alta, racionalização dos gastos, possuindo a empresa terceirizada know-how e qualificação técnica para prestar o serviço solicitado.
A terceirização vem demonstrando grande vantagem no