Apendice D Template Artigo EXACTA 1 1
Diagnostico Socio Ambiental da Sub - Bacia do Rio Suaçuí Grande
Fernanda R.S. Lopes; Renato C. de Moraes; Rogerio de Souza; Valdei A. Novaes; Wanessa N. S. Pocceschy; Wanderson de Paula E. Santos.
Orientadora: Taíza de Pinho Barroso Lucas.
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
Fernanda.rochelle.lopes@gmail.com; professor.renato.geografia@hotmail.com; rogerio200519@hotmail.com; avaldei@yahoo.com.br; wanessa.pocceschy@gmail.com; wandersonpes@yahoo.com.br; taiza.lucas@prof.unibh.br.
Resumo: A Sub-Baciado Rio Suaçuí Grande se divide entre dois estados, Minas Gerais e Espirito Santo, este artigo tem seu enfoque na UPGRH D04 (Unidade de Planejamento e Gestão do rio Doce 4) que está situadi completamente em territorio Mineiro, e é a maior unidade de planejamento em termos de área, da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, sendo também uma das mais problemáticas. O presente artigo se baseia na detecção dos principais fatores que alteram o equilíbrio do IQA (Indice de Qualidade de Água) na UPGRH D04 e na análise dos resultados encontrados. O resultado das pesquisas realizadas foi o diagnóstico dos principais fatores de interferência ambiental, através do diagnóstico dos parâmetros de IQA com maiores alterações ao longo dos cursos d’agua existentes na UPGRH D04. Os resultados encontrados indicam que: os principais colaboradores para a alteração dos parâmetros de IQA estão relacionados a: saneamento básico insuficiente, as atividades econômicas presentes na UPGRH, e falta de conservação de áreas naturais ao longo dos cursos d’água. Discute-se a implementação de melhorias no sistema de saneamento básico e as principais causas naturais e antrópicas que alteram o IQA.
Palavras-chave: IQA. UPGRH D04. Saneamento Insufficient.
Abstract: The Sub-Bacia do Suaçuí Rio Grande is divided between two states, Minas Gerais and Espirito Santo, this article has its focus on UPGRH D04 (Planning and Management Unit of the Doce River