Artigo T D
UTILIZANDO A POLÍTICA DE
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
COMO VANTAGEM COMPETITIVA
Julio Cesar Teixeira de Freitas juliofreit@gmail.com FASE
Resumo:O tema deste trabalho baseou-se no uso da política de treinamento e desenvolvimento concebido pela gestão de pessoas para alinhá-la à estratégia organizacional. O objetivo geral buscou identificar se as iniciativas de treinamento desenvolvidas pelas organizações estão ligadas à estratégia organizacional, assim como os específicos, na busca de conceituar e caracterizar o conceito de estratégia organizacional e o desenvolvimento de competências estratégicas, conceituar e descrever treinamento e desenvolvimento de pessoas e investigar que impactos as atividades de treinamento e desenvolvimento podem trazer sobre esses processos. Este trabalho teve como pressuposto na metodologia a modalidade de pesquisa qualitativa exploratória, enquanto como procedimento utilizou-se de pesquisas bibliográficas, artigos disponibilizados na internet, bem como a aplicação de entrevista em profundidade com especialista e gestor da área de recursos humanos, com um roteiro cuja finalidade seria de observar se os treinamentos desenvolvidos corroboram com a estratégia elaborada pelas organizações.
Observou-se na entrevista que no Brasil, a assimilação dos programas de treinamento, depende de fatores externos à organização como a péssima qualidade de ensino, questões sociais e econômicas. Porém existe um movimento que está fazendo com que este cenário mude e possamos realmente em um futuro próximo contornar esta situação.
Palavras Chave: estratégia - treinamento - desenvolvimento - competências -
1 INTRODUÇÃO
1.1 APRESENTAÇÃO
Presente na área da Administração, a gestão estratégica faz uso de ferramentas disponíveis nas organizações para se tomar decisões. Com isso, este estudo utilizou-se de algumas técnicas presentes na estratégia organizacional, dentre eles a administração estratégica e o balanced scorecard – BSC,