usabilidade de sistema de informaçao
LUCAS RAFAEL BOCHINI
Faculdade de Tecnologia “Dom Amaury Castanho”
Av. Tiradentes, nº 1211 - 13.309-640 - Bairro Parque das Indústrias Itu/SP lucas_patton@hotmail.com Resumo: O que é usabilidade ? Por quê e quando utilizar? Usabilidade está ligada a facilidade de uso de um usuário sobre determinada ferramenta. Com o avanço tecnológico o uso de métodos para se avaliar a usabilidade se tornaram comuns para o desenvolvimento de softwares que sejam considerados adequados a requisitos de usabilidade e de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais (PNEs).
Palavras Chaves: Usabilidade, Acessibilidade, PNEs, Ferramenta, Sistema, Usuário
1 Introdução
A usabilidade é um atributo de qualidade dos produtos que permite aferir se uma interface com o utilizador é fácil de utilizar. A palavra "usabilidade" também se emprega para referir o conjunto de métodos destinados a melhorar a usabilidade dos produtos. Segundo o autor do artigo 1, com base em VELDOF; PRASSE; MILLS (1999,p.116) a usabilidade é responsável por estabelecer a interação entre o usuário e o sistema, de acordo com parâmetros, como o tempo gasto para a execução de tarefas pré-definidas e são uma ótima forma de se entender o que os usuários querem e do que precisam para facilitar a realização de suas tarefas .Eles mostram que estes testes são importantes para o profissional da ciência da informação, à medida que identificam pontos do sistema que devam ser alterados e assim garantem que ele está atendendo bem aos seus usuários (VELDOF; PRASSE; MILLS, 1999, p.123).
1.1 O que é um teste de Usabilidade? A usabilidade é definida em cinco dimensões, sendo eles: aprendizagem, eficiência, memorização, robustez e satisfação. Outro atributo desta é a utilidade, que se refere a eficácia do desing. A usabilidade e a utilidade são as duas faces da mesma moeda e têm igual importância. Interessa pouco que algo seja fácil de