Tecnologia Da Informa O E Comunica O
Resumo
Descrever os sistemas interativos de informação pela interface com os usuários da informação, sob a perspectiva da interação homem-computador. Apresentar as origens dos estudos de uso da informação a partir das referências da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, expondo as contribuições prático-epistemológicas desses estudos, enfocando a usabilidade.
Introdução
O termo usabilidade começou a ser usado na década de 1980 como um substituto da expressão user friendly, traduzida ao português como amigável, sobretudo para as áreas de psicologia e ergonomia, migrando para a ciência da computação e engenharia de software e de usabilidade, e apenas mais recentemente para o campo da ciência da informação (COSTA, 2008).
A ISO 9241, por sua vez, define usabilidade como a efetividade, a eficiência e a satisfação com que determinados usuários conseguem atingir objetivos específicos em determinadas circunstâncias (ISO 9241 –11, 1998). verificar a qualidade da interação dos usuários de arquivos versus sistemas. A qualidade de interação nesse contexto é uma questão de usabilidade.
Não foi à toa que, conforme Baptista e Cunha (2007), as últimas décadas ilustraram a fase qualitativa dos estudos de usuários, utilizando não só teorias de autores das áreas da ciência da informação e da comunicação social, bem como, recentemente, da usabilidade.
Para Dias (2003, p. 29), "usabilidade é uma qualidade de uso de um sistema, diretamente associada ao seu contexto operacional e aos diferentes tipos de usuários, tarefas, ambientes físicos e organizacionais". Nessa perspectiva, a usabilidade está ligada ao diálogo promovido pela interface com a máquina e à capacidade de alcance dos usuários acerca de seus objetivos de interação com o sistema.
Ao analisar a usabilidade, é correto afirmar que ao fazê-la pensamos no usuário, no início, no fim e sempre, desde a criação ao desenvolvimento de um sistema, pois a interface entre