Estudo De Bibliologia
Capítulo 1
1 Definição de bibliologia
Bibliologia é o termo teológico que indica o estudo das sagradas escrituras. A Bíblia é a mensagem de Deus aos homens ela traz a manifestação de Deus. Tudo que sabemos ou saberemos a respeito de Deus, só é possível porque Ele quis manifestar-se. Deus se revela como pessoa, nos dá a conhecer o seu caráter e a sua personalidade.
2 Como a Bíblia conseguiu sobreviver por tantos séculos?
Ela foi preservada em rolos de couro escondidos em cavernas durante 2000 anos. Ela venceu as chamas que foram acesas para silenciá-la e alimentou a paixão dos cristãos que fizeram mais e mais cópias dela.
Ela sobrevive as críticas dos céticos. Ela impulsiona missionários a leva-la a todos os confins da terra e faz com que tradutores coloquem por escrito línguas que até hoje eram apenas faladas, com o único propósito de permitir que todos possam ler a história de Deus por si mesmo.
3 As necessidade das escrituras
Antes da queda do homem, as condições de comunicação e de relacionamento eram diferentes das condições atuais. A comunicação e o relacionamento eram diretos e promoviam a comunhão intensa entre o criador e a criatura.
4 A razão das escrituras
A razão de Deus ter nos dado a escritura é que, sendo os seres humanos finitos e Deus infinito, não poderíamos conhecê-lo e ter comunhão com Ele, a menos que Ele se revelasse a nós. Deus se manifestou de maneira sobrenatural e inteligente para que pudéssemos conhecê-lo e ter comunhão com Ele.
5 A revelação das escrituras A revelação é a auto manifestação de Deus, é a comunicação que Ele faz de si mesmo a todas as pessoas em todos os tempos e lugares e com os propósitos de entrar em relacionamento redentor com elas.
“Redenção: ato de livramento de alguma forma de escravidão com base no pagamento de um preço por um redentor” 6 Classificação teológica de revelação
Teologicamente há três categorias de revelação:
6.1 Revelação geral
É Deus se comunicando